Região Nordeste do Brasil


É a região brasileira que possui a maior quantidade de Estados, em um total de nove: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A região Nordeste do Brasil, apresenta temperaturas elevadas cuja média anual varia de 20° a 28°C. A área do Nordeste brasileiro equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea.

Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de contrabandear madeira para a Europa.

Durante o período colonial, no século XVI, a resistência quilombola se iniciou no Brasil, com a fuga de escravos para o Quilombo dos Palmares, na região da serra da Barriga, atual território de Alagoas.

A cidade de Salvador foi a primeira sede do governo-geral no Brasil, pois estava, estrategicamente, localizada em um ponto médio do litoral.

As maiores cidades nordestinas, em termos populacionais, são: Salvador, Fortaleza, Recife, Teresina, São Luís, Maceió, Natal, João Pessoa, Jaboatão dos Guararapes, Feira de Santana, Aracaju, Olinda, Campina Grande, Caucaia, Paulista, Vitória da Conquista, Caruaru e Petrolina.

O Nordeste possui cinco importantes bacias hidrográficas, as quais podemos destacar:
1- Bacia do São Francisco;
2- Bacia do Parnaíba;
3- Bacia do Atlântico Nordeste Oriental;
4- Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental;
5- Bacia do Atlântico Leste.

Assim como acontece em todo o território brasileiro, a população nordestina é mal distribuída, cerca de 61% dela fica concentrada na faixa litorânea (zona da mata) e nas principais capitais.

No sertão nordestino e no interior, os níveis de densidade populacional são mais baixos, por causa do clima semi-árido e da vegetação de caatinga. Ainda assim, a densidade demográfica no semi-árido nordestino é uma das mais altas do mundo para esse tipo de área climática.

Praias do Litoral Nordestino

Praias do Litoral Nordestino
Maceió - Alagoas